Quem Somos   Fale Conosco
  Home
  O que é?
  Como Participar?
  Inscrições
  Dúvidas Frequentes
  Calendário Olímpico
  Provas
  Treinamentos
  Premiados
  Revista da ORM
  Encontros da ORM
  Fotos
  Downloads
  Links
  Outras Olimpíadas
  Vídeo-treinamentos
  ORMM
 
Olimpíada Regional de Matemática Santa Catarina
A Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM), vem sendo realizada no nosso Estado desde 1998 através de um Projeto de Extensão do Departamento de Matemática com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PRPE) da UFSC, através de seu Departamento de Apoio à Extensão (DAEx). Podem participar da ORM estudantes desde o 6° ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de qualquer escola pública ou particular. Para que não haja desequilíbrios, os estudantes competem em níveis distintos de acordo com sua formação: nível 1, para alunos do 6° e 7° anos (antigas 5ª e 6ª séries) do ensino fundamental; nível 2, para alunos do 8° e 9° anos (antigas 7ª e 8ª séries) do ensino fundamental; e nível 3, para alunos das três séries do ensino médio.

O projeto ocorre durante todo o ano letivo. São realizadas 10 semanas de treinamentos na UFSC ao longo do ano (em cada semana são disponibilizados quatro horários distintos - dois de manhã e dois à tarde). Todas as escolas recebem cada lista de treinamento com antecedência e as soluções são colocadas nesta página ao fim de cada semana de treinamento. Além disso, para melhor atender aos alunos, desde 2010 disponibilizamos nesta página vídeotreinamentos que consiste na resolução dos exercícios das listas através de vídeo e áudio, assim os alunos podem assistir a resolução e não apenas ver o gabarito. Desta forma, os alunos e professores de escolas de municípios distantes de Florianópolis podem acompanhar esses treinamentos.

As provas são realizadas em duas fases: a 1ª fase, em geral em junho, que utiliza as mesmas provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que são compostas de 20 questões (nível 1) e 25 questões (níveis 2 e 3) de múltipla escolha e são elaboradas pela Comissão Nacional da OBM no Rio de Janeiro; e a 2ª fase com provas compostas de cinco problemas discursivos em cada nível, elaboradas pelos professores da UFSC e corrigidas por estes e pelos bolsistas participantes do projeto. Tanto a 1ª fase quanto a 2ª fase ocorrem sempre aos sábados: uma no primeiro semestre e a outra no segundo. As provas da primeira fase são realizadas no mesmo dia e hora em cada escola em todo o país e são enviadas diretamente às escolas pela Comissão Nacional da OBM, já que esta primeira fase é tanto válida para a OBM como para a nossa ORM. Em cada escola o professor responsável corrige estas provas e comunica os resultados para a Coordenação na UFSC. Uma "nota de corte" (nota limite de classificação) é estabelecida para cada nível selecionando os alunos para a segunda fase (esta nota de corte é estabelecida após a nota de corte para a segunda fase da OBM e não necessariamente coincide com aquela). As provas da segunda fase são realizadas também no mesmo dia e hora em polos distribuídos pelo Estado. Em cada cidade polo é escolhida uma escola para sediar esta fase.

As competições são individuais e não por equipes, mas para que um aluno possa participar sua escola deve estar cadastrada para a olimpíada, o que pode ser feito através desta página. O cadastramento deve ser feito por uma pessoa da escola (normalmente um ou mais professores) que será o responsável para que sua escola participe efetivamente da Olimpíada. É a escola que será cadastrada e não os professores ou alunos. Após o cadastramento a escola passará a receber da Comissão na UFSC revistas sobre Olimpíadas, listas de problemas para treinamento de seus alunos (os treinamentos ocorrem na UFSC e são ministrados pelos integrantes da Comissão) e todas as informações necessárias sobre a competição. Cada escola pode, e deve, participar com quantos estudantes desejar, se possível todos os seus alunos dos níveis correspondentes.

É importante observar que a Olimpíada de Matemática não é uma competição entre escolas e sim uma saudável competição entre indivíduos.

No ano de 2005, participaram da VIII Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina mais de 6000 alunos, sendo que 1000 alunos se classificaram para Segunda Fase.

A premiação da ORM ocorre geralmente em dezembro e, como é tradição nas premiações de todas as Olimpíadas de Matemática, consiste na entrega de várias medalhas de ouro, prata e bronze aos alunos que obtiveram melhores pontuações finais. Além disso, são atribuídas menções honrosas aos alunos não premiados com medalhas, mas que na última fase tiveram destaque na resolução de algum problema. Estes prêmios são entregues aos alunos no fim do ano em uma cerimônia que se realiza na UFSC com a presença de alunos e professores do projeto e autoridades da universidade. Todos os alunos classificados para a fase final da ORM ganham certificados de participação e classificação como um estímulo às participações futuras nas Olimpíadas.

Ao participar da Olimpíada Regional os alunos estarão ainda paralelamente participando da Olimpíada Brasileira de Matemática, a competição nacional que envolve mais de 150.000 estudantes do nosso país.

Para maiores informações, além das fornecidas nesta página, entrar em contato com os organizadores por e-mail (orm@pet.mtm.ufsc.br ) ou pelo telefone (48) 3721-4595.
ACOMPANHE TODAS AS NOVIDADES DA ORM
Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
CFM - Departamento de Matemática
Trindade - Florianópolis - SC CEP 88040-900
Fone/Fax: (48) 3721-4595
E-mail: orm@pet.mtm.ufsc.br