Quem Somos   Fale Conosco
  Home
  O que é?
  Como Participar?
  Inscrições
  Dúvidas Frequentes
  Calendário Olímpico
  Provas
  Treinamentos
  Premiados
  Revista da ORM
  Encontros da ORM
  Fotos
  Downloads
  Links
  Outras Olimpíadas
  Vídeo-treinamentos
  ORMM
 
Informações sobre a inscrição para a XXI ORM

Todas as escolas que quiserem participar da XXI Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM) precisam fazer a sua inscrição aqui até o dia 10 de junho (domingo).

Solicitamos que antes de efetuar a inscrição da sua escola o senhor(a) leia atentamente todas as informações abaixo. Essa leitura será muito importante para evitar possíveis equívocos.


  1. O que são Olimpíadas de Matemática?

    São competições individuais de resolução de problemas de Matemática não convencionais do tipo “desafio”, que exigem criatividade e imaginação.

    As Olimpíadas de Matemática não são competições entre escolas.



  2. De quais Olimpíadas estamos falando?

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Programa de Educação Tutorial do Curso de Matemática (PET Matemática) e de seu Departamento de Matemática, realizará neste ano a XXI Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (XXI ORM/SC) e coordenará a realização da 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (40ª OBM) em parte de Santa Catarina.



  3. Quem patrocina essas Olimpíadas?

    Tanto a OBM como a ORM são patrocinadas pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). A ORM conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



  4. Quem pode participar da ORM?

    A ORM é destinada a todos os alunos a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de qualquer escola pública ou particular.



  5. E a OBMEP?

    É a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, destinada a todos os alunos a partir do 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de qualquer escola pública ou particular do país. A participação das escolas particulares na OBMEP iniciou no ano passado. Nós não coordenamos a OBMEP em Santa Catarina. Para maiores informações consulte a página da OBMEP (www.obmep.org.br).



  6. Quando e onde essas Olimpíadas acontecem?

    A ORM é realizada em duas fases. Já a OBM é realizada, desde o ano passado, em uma única fase. O quadro com as datas e os locais de cada uma dessas fases encontra-se aqui. É extremamente importante que essas datas sejam reservadas no calendário de sua escola para a realização dessas provas.



  7. Quem pode participar da OBM?

    A ORM poderá indicar de três a dez alunos, em cada nível, para participarem da fase única da OBM. O regulamento completo da OBM pode ser consultado em http://www.obm.org.br/2018/03/23/olimpiada-brasileira-de-matematica-tem-novo-regulamento/.

    A OBMEP também indicará alguns de seus alunos premiados (nas suas duas respectivas fases) para participarem da fase única da OBM.



  8. Como inscrever minha escola na ORM?

    Primeiramente, não existe cadastro de alunos, mas sim de escolas. Portanto, para que algum estudante possa participar é necessário que sua escola realize o cadastro.

    Independentemente de a sua escola ter ou não participado em outros anos da ORM e da OBM, é necessário efetuar esse cadastro todos os anos. Para isso, é preciso que algum funcionário, mas de preferência um professor de Matemática (que será o professor responsável) da escola, acesse a página da ORM (www.orm.mtm.ufsc.br) e preencha o formulário de cadastro disponível no site.

    Atenção: a inscrição da escola deve ser feita até o dia 10/06/2018.

    É de extrema importância que todos os dados informados neste formulário estejam corretos, pois são com dados como e-mail e endereço que usaremos para nos comunicar com sua escola. Caso esses dados não estejam corretos, as informações podem se perder e isso poderá atrapalhar o bom andamento das Olimpíadas na sua escola.



  9. Qual a função do professor responsável pelas Olimpíadas na escola?

    A principal função do professor responsável pela olimpíadas é divulgar as olimpíadas na sua escola e incentivar a participação de seus alunos. Este professor poderá contar com a ajuda de professores colaboradores. O professor responsável e seus colaboradores deverão aplicar e corrigir as provas da 1ª fase da ORM usando os gabaritos divulgados na página da ORM. A aplicação da prova consiste em disponibilizar cópias suficientes, folhas para resolução e espaço físico para os alunos realizarem a prova. Após a correção das provas os professores preencherão um relatório estatístico em que deverá constar a quantidade de alunos por número de acertos, em cada nível. Esse relatório estará disponível no nosso site logo após a realização das provas, e é um relatório preliminar para que possamos calcular as notas de corte. Posteriormente, após divulgadas as notas de corte, solicitaremos que os professores nos enviem um relatório com os nomes e a pontuação de cada aluno classificado para a 2ª fase, em cada nível, para que possamos preparar as listas dos participantes dessa fase. O professor responável deverá então divulgar a relação dos alunos classificados para a 2ª fase e incentivar a participação destes alunos nesta prova. Por fim, o professor responsável deverá divulgar a relação dos alunos premiados e incentivar a particpação destes na cerimônia de premiação da ORM/SC.



  10. Os alunos são divididos em níveis?

    Os alunos participam em três níveis distintos: nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; nível 2, 8º e 9º anos do ensino fundamental; e nível 3, para alunos do ensino médio.



  11. É feito algum tipo de treinamento para os alunos?

    Os alunos do Curso de Matemática da UFSC envolvidos no projeto preparam, sob a supervisão da Comissão Organizadora da ORM/SC, listas de treinamento compostas de alguns exercícios que, de um modo geral, são questões de olimpíadas de Matemática. Essas listas são enviadas para o e-mail da escola e do professor responsável (que receberá também as resoluções destes treinamentos), informados no ato da inscrição da escola. O professor responsável deverá disponibilizar cópias das listas aos alunos. Além disso, as listas podem ser encontradas na página da ORM.

    Conforme cronograma em anexo, os treinamentos são ministrados na UFSC por professores do Departamento de Matemática e alunos do Curso de Matemática. Os alunos que quiserem discutir os problemas das listas podem comparecer à UFSC sem custo algum. Para aqueles alunos que moram longe, ou tem dificuldade de locomover-se até à UFSC, disponibilizamos na página da ORM a resolução do treinamento.

    Também é possível consultar nossa página, ou a página da OBM, para encontrar provas de Olimpíadas anteriores.



  12. É feito algum tipo de premiação para os alunos que se destacam?

    A premiação ocorrerá em uma cerimônia a ser realizada em 01/12/2018 no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (consulte o calendário em anexo ou a nossa página), que constará da entrega de medalhas, certificados e camisetas. Autoridades da UFSC se farão presentes e os professores, diretores das escolas, e familiares dos alunos premiados serão convidados. Os alunos medalhistas da OBM serão convidados a participar da 21ª Semana Olímpica da OBM, em janeiro de 2019, em alguma cidade do país.

    Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida pelo telefone (48) 3721-4595 ou pelo e-mail orm.pet.mtm@contato.ufsc.br.



Faça sua inscrição aqui
ACOMPANHE TODAS AS NOVIDADES DA ORM
Apoio:
Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
CFM - Departamento de Matemática
Trindade - Florianópolis - SC CEP 88040-900
Fone/Fax: (48) 3721-4595
E-mail: orm.pet.mtm@contato.ufsc.br