Quem Somos   Fale Conosco
  Home
  O que é?
  Como Participar?
  Inscrições
  Dúvidas Frequentes
  Calendário Olímpico
  Provas
  Treinamentos
  Premiados
  Revista da ORM
  Encontros da ORM
  Fotos
  Downloads
  Links
  Outras Olimpíadas
  Vídeo-treinamentos
  ORMM
 
Novas informações sobre o cadastramento e a primeira fase da ORM

Prezados Sr(a)s. Diretores e Professor(a)es das escolas públicas e particulares de Santa Catarina,

No início do semestre havíamos informado que o cadastramento para a Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina – UFSC (ORM) seria feito através do site da OBMEP. A nossa intenção era, como fazíamos anteriormente com a OBM, usar a 1ª fase da OBMEP como 1ª fase da ORM. Muitas escolas se cadastraram, inclusive escolas particulares, que tiveram que pagar um custo de R$ 4,00 por aluno inscrito para cobrir as despesas com a impressão e o envio das provas das fases 1 e 2.

Ocorre que a OBMEP não nos permitiu que assim o fizéssemos e, portanto, teremos que realizar uma 1ª fase própria e independente da OBMEP. Nós havíamos consultado a coordenação da OBMEP com antecedência, mas somente obtivemos resposta após o encerramento das inscrições.

Dessa forma, informamos que haverá um cadastramento para a ORM e uma data para a 1ª fase da ORM. Por favor observem que:

1)      As escolas particulares que estão cadastradas na OBMEP já ficam automaticamente cadastradas na ORM.

2)      Devido ao grande número de escolas públicas cadastradas na OBMEP, solicitamos que aquelas que estiverem interessadas em participar da ORM realizem um novo cadastro através deste site até o dia 03/08.

3)      As escolas particulares que não se inscreveram na OBMEP também poderão participar da ORM e deverão se cadastrar através de nosso site até o dia 03/08.

4)      O custo para inscrição na ORM é nulo. Haverá apenas, como nos anos anteriores, um custo para impressão das provas da 1ª fase.

5)      Não há limite para o número de alunos participantes.

6)      O prazo de inscrição é até dia 03/08.

7)      A 1ª fase da ORM será realizada em cada escola no dia 08 de agosto, terça-feira, no horário que for mais conveniente para cada escola. A prova constará de 10 questões de múltipla escolha (como a 1ª fase da antiga OBM) e deverá ter uma duração de duas horas-aula, não podendo ultrapassar o tempo de uma hora e 40 minutos.

8)      Os professores responsáveis pela ORM em cada escola receberão as provas via o email cadastrado (na OBMEP, para as escolas particulares ou na ORM para as escolas públicas ou outras particulares que perderam a inscrição na OBMEP) e deverão providenciar as cópias necessárias das folhas de questões e da folha de respostas e aplicar as provas no dia 08/08.

9)      As provas serão corrigidas pelos professores responsáveis das escolas, segundo o gabarito que será divulgado no site da ORM após o dia 08/08. Cada questão valerá um ponto. A correção deverá ser, como nos anos anteriores, simples e rápida.

10)  Os professores preencherão um relatório estatístico em que deverá constar a quantidade de alunos por número de acertos, em cada nível. Esse relatório estará disponível no nosso site logo após a realização das provas, e é um relatório preliminar para que possamos calcular as notas de corte.

11)  Posteriormente, após divulgadas as notas de corte, solicitaremos que os professores nos enviem um relatório com os nomes e a pontuação de cada aluno classificado para a 2ª fase, em cada nível, para que possamos preparar as listas dos participantes dessa fase.

12)  A 2ª fase da ORM será realizada no dia 23 de setembro (sábado), em algumas cidades-polo, conforme fazíamos nos anos anteriores, procurando favorecer ao máximo a participação de todos nessa 2ª fase (infelizmente não possuímos os recursos da OBMEP para realizar a 2ª fase em cada município).

 

Pedimos desculpas pelo transtorno que porventura tenha ocorrido com as escolas, sobretudo as particulares, que não tinham a intenção de participar da OBMEP, mas que nela se inscreveram devido à nossa informação inicial de que esse seria o único meio de participar da ORM. No entanto, acreditamos que a participação de todas as escolas na OBMEP seja interessante, pois agora haverá uma única fase da OBM que será realizada em novembro, e alguns premiados na OBMEP serão indicados para participar dessa 3ª fase. As olimpíadas regionais também poderão indicar de três a dez alunos de cada nível premiados em suas olimpíadas para essa fase única da OBM. Portanto, haverá duas portas de entrada na fase única da OBM.

Neste semestre não realizamos o Encontro dos Professores da ORM aqui na UFSC. É nossa intenção realizá-lo no segundo semestre. Por favor fiquem atentos a novas informações neste site.

As informações sobre a 1ª fase da ORM descritas acima serão também enviadas via internet para todas as escolas e seus professores dos quais já possuímos os respectivos e-mails.

 

Atenciosamente,

 

Prof. José Luiz Rosas Pinho

Departamento de Matemática – CFM – UFSC

Coordenador da ORM-UFSC

 
ACOMPANHE TODAS AS NOVIDADES DA ORM
Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
CFM - Departamento de Matemática
Trindade - Florianópolis - SC CEP 88040-900
Fone/Fax: (48) 3721-4595
E-mail: orm@pet.mtm.ufsc.br